Quantcast
Channel: Casa » projeto
Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

À moda escandinava

$
0
0

André Piva reforma apartamento em Ipanema para atender ao estilo de uma família de hábitos europeus

PIVAAAAAA.jpg

Para o piso, o arquiteto queria uma madeira o mais clara possível- e optou pela taurari. A luminária articulada com cúpula de tecido é da Diesel (Foto: Denilson Machado/Divulgação)

Natália Mazzoni – O Estado de S.Paulo

Assustada com os altos preços dos imóveis no Rio, uma empresária do setor hoteleiro da cidade resolveu investir assim que encontrou esse apartamento de 150 m² em Ipanema. Mesmo não sendo exatamente aquilo que estava nos planos. Com dois filhos, o ideal para ela era que cada morador tivesse uma suíte, mas ali só existiam dois quartos e um banheiro no corredor. A sala era pequena para o projeto de uma decoração extremamente detalhista e a área de serviço grande não atendia bem às necessidades de quem vive sob forte influência europeia, vinda de família escandinava. “Essa cliente deixou claro no início da obra que a planta original do prédio, de 1940, não servia para o dia a dia dela. É uma família totalmente independente, sem babá ou cozinheira, por exemplo. Decidimos, então, derrubar todas as paredes e desenhar uma nova casa para eles naquele espaço retangular que nos sobrou”, contra André Piva, arquiteto responsável pelo projeto.

A grande reforma transformou a disposição dos cômodos. Mudou quartos e cozinha de lugar, criando três suítes – a dependência de empregada virou um espaço para hóspedes. Mas havia um empecilho no meio desse caminho de transformação. Dois pilares de sustentação do prédio não poderiam ser removidos, bem aqueles que estavam agora em lugar de destaque no living. “Desenhei moldes que simulam vigas de ferro, como aquelas muito usadas em lofts. Depois mandamos fazer um revestimento de fibra de vidro e instalamos. Ou seja, dentro de duas vigas descoladas, com grandes parafusos, existem dois pilares de concreto”, explica.
A cozinha, que pelos hábitos da moradora não precisava ser muito grande nem estar isolada do estar, recebeu porta de correr de vidro, o que permite que a luz que entra pela grande janela do ambiente ilumine também a sala, mesmo quando a janela desta está fechada. Parte de uma das paredes laterais também foi derrubada e substituída por vidro, o que visualmente faz o espaço parecer uma caixa. “Desenhamos todo o mobiliário para que a cozinha fosse muito prática e se encaixasse no resto da decoração do apartamento. A bancada de serviço, por exemplo, fizemos com rodapé a 1 cm do chão.”

Essa não é a única peça feita sob medida no projeto. Quase todos os móveis foram desenhados pelo escritório de Piva e estão apoiados em rodapés a 1 cm do chão. A ideia do arquiteto é fazer com que eles pareçam flutuar, como o banco de limestone que percorre todo o estar e está instalado também a 1cm da parede. “Esse é o projeto com maior nível de detalhes que fiz em toda a minha carreira. Pensamento desde os móveis até os acessórios, como puxadores e rodapés. Foi um trabalho minimalista que se tornou um desafio delicioso durante o ano que durou para ser concluído.”
A inspiração para o desenho dos móveis veio de estudos que o arquiteto fez sobre o conceito de arquitetura e mobiliário escandinavo. “É uma cultura mais dura que a nossa. São linhas mais secas, madeira clara, cinza, branca, desbotada. Misturei isso com o calor do design brasileiro”, conta.
O mobiliário feito sob medida apoia a decoração, que sai do clima minimalista da área social assim que chega aos quartos das crianças. A ruptura não é brusca, mas é quase impossível não se impressionar com os dormitórios feitos especialmente para os filhos da proprietária. São centenas de animais de pelúcia e brinquedos em miniatura comprados em viagens pelo mundo. Como fundo das coleções, papéis de parede lúdicos, como o de mapa-múndi para a menina e espaço sideral para o menino. Na suíte principal, a moradora colou um adesivo de elefante embaixo da escrivaninha depois que o apartamento ficou pronto. “Essa não é uma casa de luxo. Não existem materiais caros. É uma casa de criatividade.”

Um pilar no caminho

Não tem jeito: alguns pilares não podem ser derrubados. Isso colocaria em risco a sustentação até do edifício – daí a exigência da presença de um profissional em reformas. Mas, se alguma dessas estruturas estiver no meio de sua sala, como neste projeto de André Piva, não é preciso se desesperar. “Meu conselho é fazer desse empecilho uma solução. Use revestimentos bacanas e transforme o pilar em um elemento de decoração. Gosto de usar couro, marcenaria, tinta texturizada. Só não aconselho usar espelhos, acho muito datado.”

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 10

Latest Images





Latest Images